Notícias H2.3

Ver todas

  • Alunos Portugueses ganham prémio Europeu

    Apresentada em Riga, na Letónia, a plataforma digital "Virtual Bag" foi projetada por um grupo de alunos do Colégio Luso Internacional de Braga e conquistou o prémio disputado por 200 alunos do ensino secundário de 21 países europeus e que decorreu entre 13 e 15 de Março.

    A “mochila digital”, desenvolvida pela equipa lusa ‘Big Bang Enterprise’, pretende substituir a tradicional mochila, ao disponibilizar, numa plataforma digital, as ferramentas necessárias ao quotidiano escolar de alunos e professores, como livros, cadernos, fichas de avaliação, e outras.

    O projecto da ‘mini-empresa’ criada em contexto escolar pela equipa portuguesa distinguiu-se entre os apresentados na competição, em Riga, por 46 empresas semelhantes.

    Na ‘JA-YE (Junior Achievement – Young Enterprise) Europe Trade Fair 2013’, uma iniciativa reconhecida pela Comissão Europeia como uma boa prática na educação para o empreendedorismo, os alunos em competição puderam experienciar o ambiente empresarial, sendo convidados a desenvolver todo o projecto de criação de um produto, desde a captação de capital para investimento, desenvolvimento e colocação do produto no mercado e pagamento de dividendos aos accionistas, adquirindo, desta forma competências em gestão, contabilidade, marketing, entre outras áreas.

    A Junior Achievement é uma organização que se apresenta como não tendo fins lucrativos, e que pretende desenvolver nos jovens, e desde muito cedo, o gosto pelo risco, o empreendedorismo, a criatividade e a inovação.

    A organização foi criada em 1919 nos Estados Unidos da América e está presente em Portugal desde 2005, com o objectivo de estabelecer pontos entre a comunidade escolar e o mundo empresarial.

    Ainda de acordo com a Junior Achievement, em sete anos lectivos em Portugal, mais de 135 mil alunos, 6.500 voluntários e 6.500 professores já participaram em programas da Junior Achievement Portugal.

     

    Fonte: Notícias Minuto