Notícias H2.3

Ver todas

  • Auto estradas na Holanda com linhas de trânsito

    Estão a ser criados traços nas auto estradas Holandesas capazes de absorver as luzes dos veículos.

     

    Para quem já conduziu nestas auto estradas, onde não existe nenhuma luz, sabe bem o que este passo significa.

     

    Este desafio está a ser desenvolvido pelo Studio Roosegaarde. Daan Roosegaarde, o fundador do estúdio, tem uma visão de estradas inteligentes e dinâmicas que mostram indicações aos condutores conforme as condições meteorológicas, por exemplo. O projeto agora implementado em 500 metros de uma autoestrada usa uma tinta especial que brilha no escuro. Mais para a frente, Daan quer que haja, por exemplo, marcas de gotas de chuva que só ficam visíveis quando se atinge uma determinada temperatura.

     

    Quem já passou naquela estrada diz que se parece que está num conto de fadas ou num ambiente altamente radioativo, noticia o Ars Technica. A luz é recolhida durante o dia e pode ser usada à noite, durante oito horas. A ideia poderá substituir a iluminação pública.

    Neste momento, o objetivo será um teste de longa duração a esta tinta para ver como se comporta com o excesso de uso e se resiste a condições atmosféricas adversas.

    Por outro lado, Roosegaarde queixa-se da excessiva burocracia para implementar ideias inovadoras. Por exemplo, o criador propôs uma invenção capaz de aspirar o smog através de campos eletroestáticos. O holandês quis testar este sistema na China, mas o projeto está parado há alguns meses.