Notícias H2.3

Ver todas

  • Chuva de meteoros atinge hemisfério norte esta noite

    Uma chuva de meteoros poderá ser vista na noite de hoje no hemisfério norte do planeta. Essa chuva actual, com meteoros chamados de Quadrântidas, é uma das mais poderosas do universo.

     

    Ao observar esses meteoros, é possível notar que eles têm origem em um único ponto, a partir do qual se espalham em diversas direções.  Esse ponto fica na antiga constelação Quadrans Muralis, que passou a ser chamada posteriormente de constelação de Pastor. Por causa da denominação passada, esse tipo de chuva de meteoros foi chamado de Quadrântidas.

     

    Meteoros são pequenos detritos resultantes da fragmentação de um cometa. Eles têm uma órbita e, uma vez por ano, cruzam a órbita da Terra. Ao se aproximar do Sol, os cometas perdem a camada exterior. Então, o gás da superfície evapora e expeli nuvens de poeira.

     

    Esse processo faz com que os pequenos detritos penetrem na atmosfera da Terra a uma velocidade superior a 40 km por segundo. Por causa da fricção com o ar, eles queimam nas camadas superiores da atmosfera e formam as explosões iluminadas que podem ser vistas da Terra.

     

    Mas vale ressaltar que esse tipo de chuva acontece várias vezes por ano e não traz nenhum risco para o planeta. Isso porque os detritos não atingem a superfície terrestre.