Notícias H2.3

Ver todas

  • Como vai ser a Internet dentro de 10 anos

     

    O Pew Research Center conta com as respostas de inovadores das tecnologias, analistas, executivos e muitos outros especialistas na matéria para saber se a Internet das Coisas terá um impacto positivo na vida das pessoas em 10 anos.

     

     

    Mais de 1600 analistas, empresários e investigadores foram inquiridos sobre como será a Internet das Coisas dentro de 10 anos. Um dia, o carro poderá comunicar com o forno, quando sair do trabalho, para o jantar começar a ser preparado. 

     

     

    A maior parte dos inquiridos respondeu que sim e que prevê um futuro com os corpos humanos ligados à Internet das Coisas, com casas ligadas e com os municípios a conseguirem criar sistemas de gestão mais inteligentes.

     

    «Em 2013, tínhamos 13 mil milhões de dispositivos conectados. Em 2020 teremos 50 milhões, de acordo com a Cisco», afirma Patrick Tucker, autor de um livro sobre a matéria. Neste cenário, um carro pode determinar quando é que o carburador vai dar problemas e comunicar com a oficina a marcar diretamente uma reparação, de acordo com a agenda do utilizador.

     

    Alguns analistas estimam que os sensores grandes e volumosos que são usados agora para determinar alguns dados vão passar a estar integrados no corpo humano.

     

    Há também investigadores a chamar a atenção para o lado negativo desta evolução. «Se, por exemplo, tiver um acidente, o meu histórico de consumo de álcool (através do frigorífico ou dos cartões de fidelidade dos supermercados) poderá ser usado contra mim?», realça um dos inquiridos.  

     

     

     

    Fonte: Exame informática