Notícias H2.3

Ver todas

  • Emoções geradas pelo computador

    Os investigadores japoneses criaram «emoções geradas pelo computador». O sistema reconhece o rosto do utilizador e reflete-o, mas aplica-lhe algumas emoções e o reflexo parece que está a sorrir. Desta forma, o utilizador sorrirá na realidade e poderá ficar mais bem disposto.

     

    O sistema Emotion Evoking faz com o que o reflexo de alguém possa estar a sorrir, mesmo que a pessoa realmente não o esteja a fazer, noticia a CNet. Este sistema é composto por uma câmara e um ecrã. A câmara capta a imagem e identifica o rosto do utilizador. O programa informático está preparado para transformar as expressões em tempo real, usando processamento de imagem para subir os cantos da boca e mudar a configuração em torno dos olhos. Neste momento, só estão disponíveis duas emoções: sorrir ou triste.

     

    O estudo conduzido junto de 21 voluntários mostra que a maior parte dos utilizadores apresentou uma correlação entre o reflexo gerado pelo sistema e a disposição geral de cada indivíduo. Quando o reflexo estava a sorrir, o utilizador sentia-se mais bem disposto também.

    Os cientistas japoneses pretendem aplicar a técnica em museus, filmes e exposições. No futuro, esta tecnologia pode ser usada também nos espelhos dos provadores nas lojas de roupa, como forma de induzir o utilizador a comprar determinada peça.

     

    fonte : Exame Informática