Notícias H2.3

Ver todas

  • Keon e Peak: Os primeiros smartphones com Firefox OS

    Os primeiros smartphones com Firefox OS foram apresentados esta semana e vão estar disponíveis em meados de fevereiro, mas só para programadores. O Keon e o Peak, os dois modelos agora revelados, são comercializados por uma start up espanhola, a GeeksPhone, e chegam primeiro ao mercado espanhol e brasileiro, através de uma parceria com a Telefónica. 

    GeeksPhone pretende que estes dois modelos sirvam como uma primeira introdução dos programadores ao sistema operativo baseado no browser que foi anunciado formalmente em novembro e apresentado durante a CES

    A ZTE já tinha confirmado também no início deste mês que quer disponibilizar terminais com Firefox OS na Europa, indicando igualmente uma possibilidade de parceria com a Telefónica e a Deutsch Telekom, mas para já não parece haver outros grande fabricantes interessados no sistema operativo. 

    Segundo informação da GeeksPhone a Telefónica já comprou algumas unidades para testes internos e para distribuir gratuitamente entre os programadores, e tenciona levar os novos equipamentos para o próximo Campus Party no Brasil, marcada para 28 de fevereiro. 

    Os smartphones Keon e Peak são fabricados por um parceiro da GeeksPhone na China e divergem em termos de características técnicas. O Keon, o modelo mais básico, possui um processador Qualcomm Snapdragon S1 de 1 GHz, ecrã de 3,5 polegadas HVGA Multitouch, e tem capacidade de armazenamento de 4GB. O dispositivo suporta redes 2G HSPA e 2G EDGE e tem uma câmara de 3 MP. 

    Keon

    O Peak, o modelo topo de gama, vem reforçado com um ecrã maior (4,3 polegadas) qHD IPS Multitouch, um processador Snapdragon S4 de 1,2 GHz dual core e uma câmara traseira de 8 MP e uma frontal de 2 MP. A bateria é também mais "robusta" de 1800 mAh. 

    Peak

    Os preços não são ainda conhecidos, devendo ser disponibilizados só mais perto da data de comercialização, e a empresa não avança também a quantidade de equipamentos que vai colocar no mercado.