Notícias H2.3

Ver todas

  • MobiPag - Tecnologia portuguesa de pagamentos pelo telemóvel

    O projeto foi promovido pelo Centro de Excelência em Desmaterialização de Transações (CEDT) e vai ser tornado público ainda este mês, na Universidade do Minho. Um dos principais objetivos é a substituição do dinheiro físico, como notas e moedas, juntamente com a diminuição dos custos de transações eletrónicas, através das estruturas wireless já existentes. A redução de custos operacionais que esta medida pretende assegurar, permite ainda um aumento das receitas e um crescimento económico.

     

    A tecnologia do MobiPag é segura com vários sistemas de autenticação e pode ser usada em dispositivos e softwares diferentes. O consórcio de empresas responsáveis pela MobiPag preparou a solução de forma a poder ser facilmente exportada e usada em diferentes países, integrando os diversos tipos de dispositivos móveis adotados nesses países.

     

    Universidade do Minho, Instituto Superior Técnico, Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Cardmobili, Creativesystems, Multicert, PT, Wintouch, Optimus, TMN, Vodafone, SIBS, CTT, Millennium BCP, BES, BPI, CGD, MasterCard e Visa Europa são algumas das entidades envolvidads neste projeto.

    Durante este mês serão realizadas várias sessões de apresentação e demonstração da tecnolgoia. Ainda não se sabe quando é que a solução pode chegar ao público em geral.



    Fonte: Exame Informática