Notícias H2.3

Ver todas

  • Portugal ocupa posição 33 em índice de corrupção

    Segundo o Índice de Perceção da Corrupção de 2012, que analisa 176 países, Portugal encontra-se na 33ª posição no índice de perceção de corrupção, numa escala de 0 a 100 em que 0 é nada corrupto e 100 totalmente corrupto.

    Analisando apenas para os países da União Europeia (UE), Portugal encontra-se em 15º lugar no que diz respeito à perceção de corrupção. Nos primeiros lugares, ou seja, os mais corruptos, estão aGréciaItáliaMalta e alguns países do Leste.

    Numa escala de 0 a 100, em que 0 é muito corrupto e 100 é nada corrupto, Portugal tem uma classificação de 63, juntamente com o Butão e Porto Rico. Contudo, na última década, o país passou da 23ª posição para a 33ª, caindo assim dez lugares.

    Na União Europeia, a Grécia é o país onde a perceção de corrupção é mais elevada. O país desceu 14 lugares num ano, encontrando-se agora na 94ª posição, entre a Colômbia e a Índia, e atrás da China, que aparece na 80ª posição.

    Os  países onde a perceção da  corrupção é menor são a DinamarcaFinlândia e Nova Zelândia com 90 pontos num máximo de 100. Pelo contrário, os menos transparentes são aSomáliaCoreia do Norte e Afeganistão, com 8 pontos.