Notícias H2.3

Ver todas

  • Primeira sms foi enviada há 20 anos

    Dizia «Merry Christmas» e tem assinatura de um britânico. Faz ideia de quantas mensagens escritas enviam os portugueses por dia?

    É um gesto cada vez mais automático para milhões e milhões de pessoas. Enviar mensagens escritas por telemóvel, as chamada SMS (Short Message Service) fazem parte também do dia-a-dia de muitos portugueses, que já não passam sem o telemóvel. A primeira foi enviada há precisamente 20 anos, no dia 2 de dezembro de 1992, no Reino Unido, com a mensagem «Merry Christmas».

    Foi ao britânico Neil Papworth que coube a proeza. Quis desejar um feliz Natal a Richard Jarvis, da Vodafone.

    O engenheiro de software explica, na sua página na Internet, que escreveu a mensagem num teclado de computador e a enviou depois para o telemóvel Orbitel 901 de Jarvis.

    Papworth recusa, no entanto, ser conotado como quem inventou o serviço de mensagens curtas: «Simplesmente enviei a primeira mensagem de texto». O serviço em si foi criado pela Associação GSM. «Ajudei a desenvolver e testar o software, fiz com que trabalhasse e tive a honra de enviar a primeira para provar que funcionava».

    Portugueses enviam mais de 300 mensagens por mês

    Bip bip. Nos últimos 20 anos, este som ou um semelhante está presente em todo o lado, fazendo com que as pessoas olhem para os bolsos à procura do telemóvel, mesmo quando não é o seu que está a tocar, avisando da chegada de uma mensagem.

    A SMS é parte integrante da vida profissional, familiar e social de muitos portugueses. Para alguns é até um vício.

    Segundo os dados da Autoridade Nacional das Comunicações (ANACOM) os utilizadores do serviço de mensagens escritas enviaram cerca de 7 mil milhões de mensagens escritas só entre julho e setembro, mais 0,7% em comparação com o segundo trimestre.

    Um número incrível? Sim, mas a verdade é que «a tendência crescente do número de mensagens tem sofrido um abrandamento nos últimos trimestres», observa a ANACOM.

    Em média, por mês, são enviadas 322 mensagens (299 no terceiro trimestre de 2011). São cerca de 11 mensagens por dia. Entre os jovens esta média é, normalmente, bem mais elevada.

    Na moda estão cada vez mais os MMS, as mensagens com imagens, embora ainda longe da predominância das SMS. No terceiro trimestre, foram enviadas cerca de 41,2 milhões de MMS, mais 4,8% do que nos três meses anteriores e mais 10,2% em relação ao ano passado.

    «Apesar das taxas de crescimento elevadas, o número de utilizadores que utilizaram o serviço de mensagens multimédia» no terceiro trimestre «é relativamente reduzido (representa 14% do total de estações móveis com utilização efetiva, excluindo placas). O valor absoluto do volume de tráfego deste serviço é igualmente relativamente reduzido. Em média, neste trimestre, cada utilizador de MMS enviou cerca de 8 MMS por mês».

    É mais rápido enviar uma mensagem curta por telemóvel, com o essencial, do que um e-mail, em que temos a tendência de escrever mais do que o necessário. A SMS é um fenómeno que chegou há 20 anos e veio para ficar.

    Quantas mensagens escritas por telemóvel envia, por dia, o leitor?