Notícias H2.3

Ver todas

  • Transformar papel em touchscreen.

    Os ecrãs sensíveis ao toque estão, atualmente, presentes em quase todos os gadgets. Desde smartphones a notebooks ou até televisões, mas se o plano da Fujitsu resultar , podem também chegar ao papel.

    A tecnologia da Fujitsu permite que o papel, e muitas outras superfícies, tenham maior interação com o utilizador tornando-se sensíveis ao toque.

    A ideia da empresa tem por base um sistema simples com uma webcam e um projetor. O utilizador só tem de aproximar o objeto que pretende transformar e selecionar a área correspondente através do arrastar do dedo, tal como faria com o cursor do rato. A área escolhida transforma-se então num objeto que pode ser editado, com a possibilidade de ser movido e rodado.

    O hardware usado é simples, estando a parte complicada do lado do software que faz o processamento e transformação da área escolhida. Segundo Taichi Murase, investigador da Fujitsu, o sistema é tão elaborado que consegue seguir o movimento do dedo até 300mm por segundo e ignora os movimentos triviais do utilizador.

    Este sistema pode ser utilizado mesmo em superfícies curvas, como um livro aberto por exemplo, e não tem problemas caso existam diferentes tonalidades da área escolhida. Será possível usar este sistema até em objetos 3D que deverão ser controlados com o punho fechado.

    O sistema ainda está em testes mas a Fujitsu acredita que durante o ano de 2014 conseguirá lançar uma versão comercial.

     

    Fonte: Tecnologia.com.pt