Notícias H2.3

Ver todas

  • Widzee Discovery

    A start-up criada nos laboratórios da Universidade de Coimbra acaba de apresentar a Widzee Discovery como uma ferramenta que produz relatórios, tendo como ponto de partida de uma simples pesquisa. É esta capacidade para analisar grandes repositórios de dados que leva os investigadores de  Coimbra a comparar a nova ferramenta ao motor de busca da Google. Mas há mais: a solução da start-up Widzee também está apta a disponibilizar vários ângulos de análise e inclui funcionalidades de manipulação de resutados – e neste plano assemelha-se às folhas de cálculo Excel, explica um comunicado da Universidade de Coimbra.

     

    A par da frieza dos números, a Widzee Discovery está preparada para analisar a linguagem natural dos humanos. «Através de uma simples pesquisa em linguagem natural, o Wizdee Discovery recolhe e analisa toda a informação, fornecendo os resultados num formato que o utilizador pode facilmente manipular e modificar», acrescenta Paulo Gomes, responsável da Wizdee, em comunicado.

    Os investigadores de Coimbra lembram que a nova ferramenta permite executar em segundos que «análises complexas que normalmente demorariam semanas ou meses».

    A Wizdee Discovery recorre a tecnologias de pesquisa semântica e de análise de linguagem natural, que permitem acelerar a apresentação de resultados e relatórios. Os responsáveis da Wizdee estão apostados em democratizar o acesso e a análise de informação.

    A nova ferramenta vai entrar, em breve, no circuito comercial. A Wizdee já firmou uma a parceria com a PHC Software com o objetivo de introduzir as ferramentas de análise em plataformas de gestão de negócio.

     

    Fonte Exame Informática